EnglisHome ^

2 min

6 estruturas fundamentais para elaboração de um bom Pré-Projeto de Mestrado

Atualizado: 2 de fev de 2023


Nosso assunto de hoje é muito pertinente e importante a todos aqueles que pretendem ingressar no mestrado. Confesso que a priori pensar em dedicar tempo pesquisando e organizando as pesquisas pode causa um grande temor em muita gente. Contudo, tenho uma ótima notícia. Um pré projeto bem elaborado, além de ser fundamental no seu ingresso no mestrado, será importante para te auxiliar nas pesquisas com mais clareza e eficiência. O pré-projeto ou plano de estudos é o espaço para o candidato expor suas ideias, temas e objetivos de pesquisa. Precisão e clareza são pontos positivos na avaliação. Como um plano, o projeto é dividido nos seguintes ítens:

1. Tema e problema

Tema: qual é o assunto a ser estudado? Vale lembrar que quanto mais

delimitado o tema, melhor. (temos um artigo sobre como escolher e delimitar o tema de pesquisa)

Problema de Pesquisa: Quais questões o assunto escolhido levanta? O que há de interessante nele que mereça ser estudado? Quais aspectos são relevantes a ponto de se fazer uma pesquisa a respeito?

2. Referenciais teóricos ou quadro teórico de referência

Breve referência aos au tores que vão ser usados na pesquisa. Não é necessário
 
fazer um levantamento completo, apenas indicar os mais relevantes para o tema.

3. Justificativa

Na Justificativa deve-se mostrar, com fatos e argumentos, porque o projeto é importante e deve ser desenvolvido. Quais fatos, ideias ou leituras mostram que o tema precisa ser estudado? Qual a relevância do tema? Também é necessário pensar de qual Linha de Pesquisa do Mestrado o projeto estaria mais próximo.

4.Objetivos

Em termos simples, qual é a pergunta que o projeto vai responder? O que se busca com essa pesquisa?

5. Metodologia: Como serão atingidos os objetivos? Nos Procedimentos Metodológicos deve- se indicar as principais etapas de investigação. Não é necessário entrar em detalhes, mas apenas indicar os procedimentos mais importantes.

6. Bibliografia

Lista preliminar de obras consultadas, inclusive eletrônica e/ou que se pretende utilizar no trabalho.